quinta-feira, 4 de junho de 2009

Qualidade da água

pH:
O pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (pH<7), ph="7),">7). Uma solução neutra só tem o valor de pH=7 a 25ºC, o que implica variações do valor medido conforme a temperatura.
O pH pode ser determinado por adição de um indicador de pH na solução em análise (a cor do indicador varia constante o valor do pH da solução) ou usando um medidor de pH acoplado a um eléctrodo de pH. O medidor de pH é um milivoltimetro com uma escala que converte o valor de tensão do eléctrodo de pH em unidades de pH. Este tipo de eléctrodo é chamado “ião selectivo”.





Condutividade:
A condutividade de uma água é uma medida da sua capacidade para conduzir a corrente eléctrica. Está relacionada com a concentração total de substâncias ionizadas na água, e depende da temperatura a qual a medição é feita.
O método utilizado para determinar a condutividade é o método potenciométrico. A unidade de medida da resistência é o ohm; a unidade da condutância (inverso da resistência) é o mho que é igual ao S(Siemens).
A determinação da condutividade de uma solução deve ser feita a 25ºC. Quando a temperatura (T) é diferente deste valor é necessário efectuar a correcção do valor obtido utilizando a seguinte expressão:
C25ºC=CT x f

Onde:C25ºC= condutividade a 25ºCCT= condutividade à temperatura Tf é um factor de correcção determinado a partir de tabelas existentes para o efeito.







Alcalinidade:
A alcalinidade de uma água é uma medida da sua capacidade para neutralizar ácidos.
Nas águas naturais, a alcalinidade é devida, principalmente, a sais de ácidos fracos, embora bases fortes e fracas também possam contribuir.
A alcalinidade é medida por volumetria de neutralização. O titulante usado é uma solução ácido sulfúrico 0,01M (0,02N) ou uma solução de ácido clorídrico 0,02M (0,02N), e os valores encontrados expressos em termos de equivalentes de CaCO3.





Acidez:
A acidez de uma água corresponde à presença de anidrido carbónico livre, de ácidos minerais e de sais de ácidos fortes e de bases fracas. Considera‑se, no en­tanto, como se a acidez fosse unicamente devida à presença de ácido carbónico. A determinação da acidez faz‑se por volumetria ácido‑base, usando como solução titulante solução de NaOH 0,02 mol /dm3
H2CO3(aq) + 2 NaOH (aq) ‑‑‑> Na2CO3 (aq) + 2 H2O (l)
Entende‑se par acidez livre a acidez devida aos ácidos minerais nela exis­tentes. Na determinação da acidez livre, como indicador, utiliza‑se solução de alaranjado de metilo. A água a analisar não deve ser corada e, se não se apresentar límpida, deve ser filtrada. A determinação da acidez faz-se por volumetria ácido-base usando como solução titulante, solução de NaOH 0,02 mol/dm3.





Cloretos:
Os cloretos ocorrem em todas as águas naturais em concentrações variáveis. As águas de montanha e de terras altas têm normalmente baixo teor, enquanto as águas de rios e subterrâneas podem possuir quantidades apreciáveis. Os mares e oceanos possuem teores em cloretos muito elevados.Os cloretos podem ser rapidamente determinados através de métodos volumétricos com indicadores internos. Os métodos mais utilizados são o método de Mohr e o método do nitrato de mercúrio(II).




Oxidabilidade:
É uma medida de contaminação convencional de uma amostra de água por matérias orgânicas e inorgânicas oxidáveis, ou seja define-se como a concentração mássica de oxigénio. Para esses efeitos podem-se determinar a carência química de oxigénio, a carência bioquímica de oxigénio ou carbono orgânico total.




Sabor e mau cheiro:
São causados por impurezas orgânicas dissolvidas. A água para consumo não deve ter sabor.
Os maus cheiros normalmente associados á decomposição da matéria orgânica devem-se à libertação de gases e causam um mau estar psicológico no homem, determinando, a localização das estações de tratamento de efluentes.




COR:
A cor de uma água é consequência de substâncias dissolvidas. Quando pura, e em grandes volumes, a água é azulada. Quando rica em ferro, é arroxeada. Quando rica em manganês, é negra e, quando rica em ácidos húmicos, é amarelada. A medida da cor de uma água é feita pela comparação com soluções conhecidas de platina-cobalto ou com discos de vidro corados calibrados com a solução de platina-cobalto.




DUREZA:
Dureza da água é a propriedade relacionada com a concentração de iões de determinados minerais dissolvidos nesta substância. A dureza da água é predominantemente causada pela presença de sais de Cálcio e Magnésio. Eventualmente também o Zinco, Estrôncio, Ferro ou Alumínio podem ser levados em conta na verificação da dureza. A dureza da água determina-se através da volumetria.



TURVAÇÃO:
A turvação é a medida por comparação da intensidade da luz que passa através da amostra com a intensidade da luz que passa por uma suspensão de sílica.

Trabalho elaborado por:
- André Vieira
- Andreia Cruz
- Bernardo Gameiro

Sem comentários: